9 de junho de 2014

Paraty

Depois de ótimos dias em Trindade, chegou a hora de passar alguns dias em Paraty (distante 29 km). Antes de continuar a viagem, a previsão era ficar somente uma noite, mas a cidade, a qual já conhecíamos, acabou nos conquistando pela semelhança com nossa cidade natal (São Luís) e pela agitação durante o dia e noite no seu charmoso centro histórico, além dos vários passeios próximos, de praia e de montanha. Até oferta de emprego recebemos pra ficar no local, mas um contratempo não nos deixou ficar.
Ficamos hospedados no hostel Casa do Rio, uma ótima pedida, todo o staff muito simpático e atencioso, sem dúvida foram responsáveis por prolongarmos nossa permanência. Lá são oferecidos todos os passeios, de Jeep ou barco, também possuem um bar que funciona até a meia-noite, onde podemos experimentar deliciosos drinks antes de dormir. Como demos a sorte de chegarmos em baixa, pagamos R$ 45,00 na diária do coletivo com café, mas ficamos sozinhos no quarto.

Nem é preciso falar que várias foram as fotos tiradas. Lindos dias de sol, mas frios durante a noite. Muita conversa jogada fora, alguns passeios. Não falta o que fazer na cidade. Desde uma caminhada pelo centro até um toboágua natural nas redondezas. O único "defeito" é que, mesmo estando no litoral,  só é possível aproveitar a praia através dos passeios feitos, principalmente, pelas escunas ou acessos por trilhas, para os mais esportistas, que também podem aproveitar os vários circuitos com esportes radicais. Os restaurantes se espalham pelo centro histórico inteiro, porém os mais badalados ficam mais próximos da praça em frente à Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, lá encontramos os passeios de charretes. Balada em Paraty não é das mais fortes, mas é bem animada pelo número de bares para uma cidade pequena, o mais conhecido é o Paraty 33, bom mas caríssimo. No mais, muita gente bonita, muita segurança (o centro histórico é bem policiado) e  animação. Lembrando que Paraty abriga vários festivais durante o ano todo.


Outra coisa bastante interessante para fazer na cidade são as visitas a alambiques, Paraty é famosa pela qualidade da sua cachaça, possuindo alguns selos que comprovam a qualidade do produto local, o que muito nos agrada. Não é necessário visitar um dos alambiques nos arredores, a degustação pode ser feita no centro, no Armazém da Cachaça, funcionários atenciosos e várias cachaças, regionais e de outros estados, uma mini-Disneylândia para os que curtem o conhecido produto brasileiro, além disso, vários doces caseiros e geléias de pimenta com frutas fazem a alegria dos visitantes. As que mais nos agradaram: Maria Izabel (carvalho), Corisco (prata), Pedra Branca (Cravo e canela; prata) junto com a geléia de pimenta com maracujá pra acompanhar.

Poderíamos escrever bem mais sobre essa jóia brasileira, porém seria um texto cansativo de ler, acreditamos ter conseguido ajudar com as dicas, nos deu vontade de morar uns tempos por aqui. Infelizmente a nossa viagem pelo litoral teve que ser interrompida temporariamente quando chegamos em Guarapari-ES. Nem conseguimos aproveitar direito o pedaço capixaba. Retomaremos o roteiro em outra ocasião saindo da capital .

Nenhum comentário:

Postar um comentário