Hora de desvendar e aproveitar um pouco dessa pérola do pequeno, mas belo, litoral piauiense. Saímos de São Luís de carro para percorrer os 558 km, trecho maior por uma péssima estrada do lado maranhense, que estava muito boa no ano passado (2015). Da última vez que fomos, fizemos em 6 horas, dessa vez foram quase 8 horas de viagem. Infelizmente o Maranhão não aprende com o Estado vizinho como cuidar de suas estradas. Recomendamos ir à partir de Fortaleza, 447 km por uma estrada bem melhor, o que daria pouco mais de 5 horas de viagem. Partindo da capital Teresina temos a distância mais curta, são 402 km e pouco menos de 5 horas de viagem. Tem a opção por Parnaíba (PI), mas a oferta de voos ainda é muito pequena para a cidade. Chegamos na cidade e ficamos hospedados na BGK, para nós a melhor opção de hospedagem devido à localização, estrutura, e atendimento. A ressalva fica para o preço bastante "salgado" que aumentou exageradamente em relação há alguns anos atrás. Também não gostamos dos pratos do restaurante, caros e não muito gostosos. Na pousada só indicamos os petiscos pra acompanhar a cerveja no deck de frente para a praia. A vista já vale muito a pena.
Barra Grande é uma praia do município de Cajueiro da Praia (também merece visitação) que fica na última parte do litoral do Piauí, bem perto da fronteira com o Ceará. O destino "virou moda" e caiu no gosto de brasileiros e estrangeiros, alguns ficando e abrindo negócios locais.
A praia também ficou conhecida como um dos melhores "points" para a prática do Kitesurf, esporte que encontrou no Nordeste um dos lugares mais propícios para a prática no mundo. A praia sediou uma etapa do circuito mundial no ano de 2014. O local possui escola de Kite, o que não indicamos para os desavisados, além do preço ser caro, o local não é o mais indicado para iniciantes e são necessárias, no mínimo, 8 aulas para começar a diversão, até lá, haja tombos e litros de água engolidos.
O lugar tem crescido muito, mas não tem a mesma badalação da quase vizinha Jeri, porém a atmosfera é ótima, tem bons restaurantes, bares e, caso você queira mais sossego, evite os fins de semana e feriados, o vilarejo fica lotado. As ruas são de areia, mas há fluxo de veículos durante todo o dia.
Poucos passeios na área, deles os mais interessantes são a ida para Cajueiro da Praia para ver os cavalos-marinhos e as formações rochosas na vizinha Chaval, já no estado do Ceará. No mais é relaxar, curtir a praia e ver os praticantes de Kitesurf "arrepiando" nas manobras. Quando a maré seca temos um banco de areia, outro de pedras e se formam várias piscinas naturais, momento ideal para quem viaja com crianças se divertir. A culinária é outro atrativo. Vale a Pena conferir o Manga Rosa (há um cocktail bar do lado para uns drinks à noite), La Cozinha e Bandoleiros (cozinha regional e francesa). Para hospedagem indicamos a BGK, Manati, Ventos Nativos ou Barra Grande Beach Club. Sem dúvida um lugar lindo e charmoso que visitaremos outras vezes.